quarta-feira, 28 de março de 2012

Semente de Chia

 Uma boa tarde molhada e gelada pra todas....aqui aonde moro está chovendo e um frio ainda bem que de manhã não estava assim e deu tempo de ir fazer minha caminhada uhuuuuu....

Hoje vou falar sobre a Semente de Chia


Os alimentos têm grande influência no desempenho do nosso organismo. Por isso é importante manter uma alimentação balanceada e rica em nutrientes. A queridinha da vez é a semente de chia, encontrada no sul do México. Entre tantos benefícios, ela é capaz de auxiliar na perda de peso, na prevenção da diabetes e doenças cardiovasculares.
A semente de chia apresenta alto teor de fibras, nutriente essencial para o bom funcionamento do organismo. As fibras apresentam a capacidade de promover saciedade, pois em contato com líquido no interior do estômago formam uma espécie de “gel” que dilata o estômago, afirmam os  nutricionistas.  
Estudos apontam que o consumo da chia pode auxiliar na perda de peso, pois auxilia na redução do apetite. Além disso, a formação desse “gel” aumenta o volume do bolo fecal, facilitando a eliminação das fezes e melhorando o funcionamento do intestino. O “gel” formado pela fibra em contato com líquido auxilia ainda no tratamento e prevenção de doenças como diabetes e doenças cardiovasculares. Parte da glicose e gordura em excesso permanecem retidos na fibra, sendo eliminados através das fezes.

Proteína
Outra característica é que a semente apresenta maior teor de proteína quando comparada a outros cereais como o milho, o arroz, a aveia, a cevada e o trigo. Por isso, o consumo da chia pode beneficiar vegetarianos, pois complementa o fornecimento deste nutriente na dieta.
A chia pode ser utilizada na alimentação de crianças, adolescentes e gestantes, por  ter nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento. Praticantes de atividades físicas também podem se beneficiar do consumo desta semente, já que estes indivíduos necessitam de maior aporte protéico quando comparados a indivíduos sedentários.

Vitamina e Minerais
Chia é uma boa fonte de vitaminas do complexo B, de minerais como: cálcio, fósforo, magnésio, potássio, ferro, zinco e cobre.  Por ser boa fonte de cálcio é uma excelente opção para aqueles que apresentam osteopenia e osteoporose. Para crianças e gestantes, o cálcio é importante para a formação da massa óssea.

Antioxidantes
Os radicais livres são produzidos diariamente em nosso organismo, durante a respiração, digestão dos alimentos, exposição à poluição, dentre outros. Os radicais livres podem danificar as células levando desde envelhecimento precoce até doenças como câncer. Os antioxidantes são capazes de bloquear o efeito prejudicial dos radicais livres. A maioria dos antioxidantes são encontrados em alimentos de origem vegetal, como frutas, verduras, legumes e cereais integrais. Importantes antioxidantes encontrados nas sementes de chia são o ácido caféico e ácido clorogênico. Estudos indicam que o consumo de altos níveis de alimentos e bebidas ricos em compostos antioxidantes podem proteger contra doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.
Bem minhas lindas hoje é isso,mais tarde eu volto
Beijusssssss
Jesus Te Ama
(fonte da pesquisa: www.simnews.com.br)

10 comentários:

  1. MUITA GENTE USA ESTA SEMENTE EVE SER MUITO BOA MESMO ! BEIJINHOS KE .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Ke, estou ouvindo falar muito dela vou ver se semana que vem começo a usar.Depois coloco aqui o que estou achando...
      Beijusssss

      Excluir
  2. Oi Dri!
    Eu ja tinha ouvido falar dessa semente mais não tão a fundo, achei muito interessante.
    Beijos

    http://venha-emagrecer-comigo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você viu Raquel quantos benefícios, eu estava procurando uma semente que me ajudasse e descobrir ela semana que vem vou começar a fazer o uso,ai eu posto o que estou achando...
      Beijusssss

      Excluir
  3. nossa, tem uma galera USANDO, SERÁ que eu tento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos Fabi começar a usar? Ai agente troca as experiencias,mal não deve fazer né?
      Beijussssss

      Excluir
  4. Adoramos o seu blog,é maravilhoso e sempre estamos por aqui conferindo todas as novidades.
    Desejamos a vc uma ótima quinta,super beijos da Glorinha.
    Estamos com a campanha Google+1,contamos com a sua colaboração
    http://sbrincos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Glorinha e Rogerio
      Que bom que vcs estão gostando!
      Volte sempre que quiser ficarei feliz em vê-los por aqui!!!
      E quanto a campanha contem comigo
      Beijussssss

      Excluir
  5. Dri,

    realmente a Chia é muito especial pra quem deseja emagrecer.

    Parabéns

    Bjks
    Suzana

    ResponderExcluir

Dê Vida a esse Blog...
♥♥Comente!!!♥♥